Menu

LAB SANTA CLARA LAB SANTA CLARA Author
Title: PREVENTIVO
Author: LAB SANTA CLARA
Rating 5 of 5 Des:
PREVENTIVO: O QUE É, COMO É FEITO E O QUE ESPERAR DESSE EXAME QUE TODA MULHER PRECISA FAZER O preventivo é o principal exame gine...





PREVENTIVO: O QUE É, COMO É FEITO E O QUE ESPERAR DESSE EXAME QUE TODA MULHER PRECISA FAZER


O preventivo é o principal exame ginecológico e não tem por que fugir: toda mulher em idade reprodutiva precisa fazer. O motivo? É a melhor forma de saber se anda tudo certo com a sua saúde vaginal. O papanicolau (nome científico) é basicamente uma coleta da secreção do colo do útero, que é colocado em uma lâmina e enviado para avaliação em um laboratório. “O objetivo do teste é detectar alterações nas células do colo do útero que possam se transformar em câncer. Tais alterações costumam ser causadas pelo HPV (vírus do papiloma humano)”.

Se forem detectadas células anormais, o ginecologista pode pedir exames mais específicos — como a colposcopia — e, caso necessário, iniciar o tratamento para evitar que a doença pré-maligna se transforme em maligna. É essa a razão de o Papanicolau ser conhecido como o exame preventivo do câncer de colo do útero.

Saiba quando é necessário fazer o preventivo

   
De acordo com o especialista, a frequência para realização do preventivo varia conforme a idade e os resultados dos preventivos anteriores. “De modo geral, o preventivo deve ser feito anualmente, mas pode ser antecipado em casos de alterações”, diz.

Segundo o médico, o exame é bem rápido  e não costuma ultrapassar 10 minutos. “É feita uma coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. Depois o material é colocado em uma lâmina de vidro para ser analisado posteriormente em microscópio”, esclarece.

Meninas virgens devem ou não fazer o exame?


Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres virgens não necessitam realizar a coleta de exame citopatológico de colo de útero. Para as que já tiveram relações sexuais, o início da coleta deve ser aos 25 anos.

A preparação para fazer o exame

            
Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, não se deve ter relações sexuais nos dois dias anteriores ao exame, nem mesmo com camisinha. “No mesmo período, não se devem usar duchas ou medicamentos vaginais. Além disso, o exame não pode ser feito durante a menstruação”.



Advertisement

 
Top